sábado, 27 de abril de 2013

Tecnologia Descomplicada: Como se prevenir do vírus que altera boletos

Danilo Brizola

Você costuma receber boletos por e-mail? Costuma imprimir boletos utilizando serviços da internet? Nos últimos dias um vírus que altera dados de boletos bancários prejudicou muitas pessoas. O vírus é capaz de identificar qualquer página aberta em um navegador de internet que contenha a palavra "boleto" ou que tenha linha digitável e aí ele altera as informações da linha digitável. Além disso, ele torna o código de barras inutilizável, obrigando o operador a utilizar apenas a nova linha digitável e assim, o pagamento do usuário é redirecionado para uma nova conta. Mas hoje, aqui no quadro Tecnologia Descomplicada, vamos ensinar você a ficar longe desse vírus.

Em primeiro lugar, é importantíssimo que você tenha um bom antivírus instalado no seu computador. Esse vírus já está sendo identificado com facilidade pela grande maioria dos antivírus, o que já dificulta a ação do vírus. Se o boleto que você recebeu pela internet do seu banco ou de algum serviço demorar pra carregar no seu navegador, desconfie! Caso você perceba que o código de barras está alterado, com espaços grandes entre as linhas pretas, por exemplo, não faça o pagamento do seu boleto! Outra dica é verificar se o código do banco procede com o código que está no boleto. O código do banco sempre fica antes da linha digitável, com letras maiores.

Se você tiver dúvidas, críticas ou sugestões, pode enviar para o e-mail danilobrizola@cbncuritiba.com.br ou pelo Twitter, no @DaniloBrizola.

quarta-feira, 24 de abril de 2013

Procon-SP aponta mais 71 sites que devem ser evitados em compras pela internet

Muita atenção – Órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, o Procon-SP divulgou nesta segunda-feira (22) uma lista complementar com 71 sites que devem ser evitados em compras pela internet. Com os novos dados, a lista já conta com 275 endereços não recomendados.
 
A lista está disponível na página eletrônica do Procon-SP no link “Evite esses sites” e pode ser acessada clicando aqui. Os endereços que deve ser evitados podem ser consultados por ordem alfabética, razão social da empresa, CNPJ ou CPF do administrador, além do status “fora do ar” e “no ar”.

De acordo com Paulo Arthur Góes, diretor-executivo do Procon-SP, o órgão recebeu reclamações dos tais sites por irregularidades cometidas na prática de comércio eletrônico, em especial a falta de entrega do produto adquirido pela internet, sem a devida solução do problema.

“Esses fornecedores virtuais não são localizados, inclusive no rastreamento feito no banco de dados de órgãos como Junta Comercial, Receita Federal e Registro BR, responsável pelo registro de domínios no Brasil, o que inviabiliza a solução do problema apresentado pelo consumidor”, destacou Góes em nota.

O diretor do Procon-SP alerta para a proliferação desses endereços eletrônicos mal-intencionados, que em alguns casos continuam lesando os consumidores.

“Denunciamos os casos ao Departamento de Polícia de Proteção à Cidadania (DPPC) e ao Comitê Gestor da Internet (CGI), que controla o registro de domínios no Brasil, mas o mais importante é que o consumidor consulte essa lista antes de fechar uma compra pela internet”, frisou Paulo Arthur Góes.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...