quarta-feira, 27 de outubro de 2010

10 estratégias de manipulação midiática

: Acid ::

O lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou uma lista das "10 estratégias de manipulação" através da mídia:

1- A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO
O elemento primordial do controle social é a estratégia da distração que consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e das mudanças decididas pelas elites políticas e econômicas, mediante a técnica do dilúvio ou inundações de contínuas distrações e de informações insignificantes. A estratégia da distração é igualmente indispensável para impedir ao público de interessar-se pelos conhecimentos essenciais, na área da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética. "Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais" (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranqüilas').

2- CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES
Este método também é chamado "problema-reação-solução". Cria-se um problema, uma "situação" prevista para causar certa reação no público, a fim de que este seja o mandante das medidas que se deseja fazer aceitar. Por exemplo: deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade. Ou também: criar uma crise econômica para fazer aceitar como um mal necessário o retrocesso dos direitos sociais e o desmantelamento dos serviços públicos.

3- A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO
Para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos. É dessa maneira que condições socioeconômicas radicalmente novas (neoliberalismo) foram impostas durante as décadas de 1980 e 1990: Estado mínimo, privatizações, precariedade, flexibilidade, desemprego em massa, salários que já não asseguram ingressos decentes, tantas mudanças que haveriam provocado uma revolução se tivessem sido aplicadas de uma só vez.

4- A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO
Outra maneira de se fazer aceitar uma decisão impopular é a de apresentá-la como sendo "dolorosa e necessária", obtendo a aceitação pública, no momento, para uma aplicação futura. É mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro, porque o esforço não é empregado imediatamente. Em seguida, porque o público, a massa, tem sempre a tendência a esperar ingenuamente que "tudo irá melhorar amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo ao público para acostumar-se com a idéia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegue o momento.

5- DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE
A maioria da publicidade dirigida ao grande público utiliza discurso, argumentos, personagens e entonação particularmente infantis, muitas vezes próximos à debilidade, como se o espectador fosse um menino de baixa idade ou um deficiente mental. Quanto mais se intente buscar enganar ao espectador, mais se tende a adotar um tom infantilizante. Por quê? Se você se dirige a uma pessoa como se ela tivesse a idade de 12 anos ou menos, então, em razão da sugestionabilidade, ela tenderá, com certa probabilidade, a uma resposta ou reação também desprovida de um sentido crítico como a de uma pessoa de 12 anos ou menos de idade.

6- UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO
Fazer uso do aspecto emocional é uma técnica clássica para causar um curto circuito na análise racional, e por fim ao sentido critico dos indivíduos. Além do mais, a utilização do registro emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar idéias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos...

7- MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE
Fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão. A qualidade da educação dada às classes sociais inferiores deve ser a mais pobre e medíocre possível, de forma que a distância da ignorância que paira entre as classes inferiores às classes sociais superiores seja e permaneça impossíveis para o alcance das classes inferiores.

8- ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE
Promover ao público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto...

9- REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE
Fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços. Assim, ao invés de rebelar-se contra o sistema econômico, o individuo se auto-desvalida e culpa-se, o que gera um estado depressivo do qual um dos seus efeitos é a inibição da sua ação. E, sem ação, não há revolução!

10- CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM
No transcorrer dos últimos 50 anos, os avanços acelerados da ciência têm gerado crescente brecha entre os conhecimentos do público e aquelas possuídas e utilizadas pelas elites dominantes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" tem desfrutado de um conhecimento avançado do ser humano, tanto de forma física como psicologicamente. O sistema tem conseguido conhecer melhor o indivíduo comum do que ele mesmo conhece a si mesmo. Isto significa que, na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos do que os indivíduos a si mesmos.

Fonte: STUM

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Curso gratuito de redação cientifica


A Unesp (Universidade Estadual Paulista) oferece, pela internet, um curso gratuito e aberto de redação científica. 
 
Dividido em quatro módulos, é coordenado pelo professor Gilson Volpato, do IB (Instituto de Biociências), de Botucatu (SP). 
 
A iniciativa proporciona a programas de pós-graduação conteúdo destinado à formação de mestres e doutores.  
 
O curso é oferecido por meio de vídeos e aborda os seguintes temas: Importância das bases filosóficas; base empírica; controvérsias sobre os dados; ciência e tecnologia; por que publicar?; o que publicar?; idioma da publicação; causas de negação dos artigos; o lado educacional; como as revistas podem ajudar; como os autores podem ajudar; passos para a publicação; negar hipótese- o que fazer depois?; tipos de pesquisa; a arte da redação; texto como argumento lógico; por onde começar a redação; tipos de pesquisa X redação; e autoria.

O professor Volpato é autor de vários livros e artigos sobre metodologia, redação e publicação científicas. Ele oferece cursos presenciais, dá palestras e ministra aulas de metodologia científica na universidade.

Não é necessário se inscrever. Ele já está disponível no link abaixo, é gratuito e você pode assistir às aulas (filmadas) e aproveitar (só precisa de uma Internet rápida). 
 
Caso não apareça dentro do quadrado da esquerda a lista de temas, tecle F5 para recarregar o site que, então, esses itens aparecem. São 19 aulas sobre as bases teóricas para redação científica.

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

VIROSE QUE MÉDICOS ALEGAM, PODE SER MENINGOCOCCEMIA


Recebido em e-mail “solto” pela internet 

VIROSE QUE MÉDICOS ALEGAM, PODE SER MENINGOCOCCEMIA
.
Nós presenciamos/vivemos situação semelhante, aqui em nosso prédio na República Argentina próximo ao Shopping Água Verde.
No dia 13/09/2008 sábado faleceu nosso vizinho de porta do apartamento, Diego Brusch de 21 anos com os mesmos sintomas descritos, abaixo.
Na quinta feira 11/09 teve dor de garganta à noite.
Na sexta feira trabalhou e foi para faculdade, quando apresentou novamente os mesmos sintomas com náuseas e diarréia sendo encaminhado ao hospital da Cruz Vermelha onde foi medicado e liberado.
Na mesma noite (sábado 13/09 ás 5:00 da manhã) quando seu pai foi verificar como estava já o encontrou com manchas vermelhas no rosto e parte do corpo. Levado imediatamente para o mesmo hospital foi internado na UTI vindo a falecer no mesmo dia em torno de 20:00 hs.
Os médicos nos informaram que estavam fazendo biópsia para descobrir a causa, mas não foi dado um laudo oficial.
Informaram que foi uma virose e recomendaram que todas as pessoas que entraram em contato com o garoto tomassem o medicamento Quino flox (Cloridrato de ciproflorasina) 500mg da Biolab.
Nós ainda não tomamos e consultaremos nossos médicos para termos uma opinião técnica.
Portanto caso ocorra com algum 'ente querido', não esperem, e exijam uma atitude mais eficiente (pró-ativa) dos médicos no primeiro atendimento.
Obrigado

Joaquim Bueno de Aguilar.
Joaquimaguilar@gmail.com,
joaquim.aguilar@copel.com

Atenção pessoal! Acabei de receber este e-mail e estou repassando em caráter de urgência pois o meu filho estuda no Colégio Expoente aqui em Curitiba e na quinta-feira passada, dia 04/09/2008, um coleguinha de 12 anos da sexta-série chamado Gabriel Daros faleceu de meningite meningocócica.
Importante dizer que o menino foi para aula na quarta-feira e jogou futebol com os amigos, como fazia de costume.
Na quinta não apareceu à aula.
Soubemos que ele foi encaminhado ao Hospital Pequeno Príncipe às 15:00hs da quinta-feira e já às 19:40hs entrou em óbito.
ATENÇÃO PAIS E MÃES!!!!! LEIAM E REPASSEM!!
Para muitos médicos, qualquer problema é diagnosticado como VIROSE.
Isto é intrigante, então vamos ficar atentos. Cuidado quem tem filhos pequenos...

Meu nome é Paulo Roberto. Meu filho Roberto Fernandes Cardoso, 6 anos, contraiu uma bactéria meningocócica, desenvolvendo o quadro de MENINGOCOCCEMIA.
Meu ojetivo é alertar para que crianças e adultos não continuem morrendo por ignorância (tanto delas como também dos médicos) e desaviso.
Muito se fala da meningite, mas nada se fala sobre a meningite meningocócica e muito menos a meningococcemia.
Não tenho intenção de exposição e nem de sensacionalismo.
Sou apenas um pai que por um milagre (depois vocês vão entender porque) não perdeu seu único filho.
A meningococcemia mata em 12 horas. É assintomática.
Ao contrário da meningite cujo sintoma é e mais fácil verificação (dor na nuca, cefaléia, febre, fotofo-bia), a meningococcemia inicialmente gera apenas febre alta, muitas vezes confundida com virose, gripe e doenças corriqueiras.
Por isso é imperativo que as pessoas tomem conhecimento até porque, já existe um surto (ainda não assumido) de meningite e suas derivações.
A bactéria (pode ser vírus - mais branda) cai na corrente sanguínea e causa uma infecção generalizada decorrendo em choque séptico fulminante.. E aí está a mortalidade dela.
No caso da meningite, a bactéria fica localizada nas meninges e por isso, seu tratamento é mais fácil.
No caso da Meningococcemia, a infecção atinge muitos órgãos, causando várias hemorragias, colapso circulatório devido à fragilidade capilar. Suas seqüelas são petéquias na pele (placas necrosadas), destruição dos rins, artrite, trombose, isquemia de extremidades (a amputação é uma constante), insuficiência cardíaca, visão baixa, surdez, etc.
Aqui vai um resumo do que aconteceu com o Roberto:
.. 06/04 - 20h00min = Febre de 40,5º. SEM NENHUM OUTRO SINTOMA. Medicado no Hospital Memorial com Novalgina intravenosa;
21h30min = Temperatura normal. Estado de saúde NORMAL;
.. 07/04; 24h30min = Febre volta e vomito. Medicado em casa com novalgina gotas;
07h00min = Após passar toda a noite com febre alta e delirando, vômito, mas, ainda sem qualquer outro sintoma;
09h00min = Surgem as primeiras petéquias (marcas na pele) e um derrame nos olhos;
09h40min = Entrada no URPEM, com todo o corpo tomado por petéquias;
10h30min = Exame de sangue confirma presença bacteriana, indicando doença meningocóccica.
É imperativo a transferência para uma UTI;
17h00min = Dá entrada no Hosp. Sev-Baby onde é confirmado a meningococcemia;.
Roberto ficou 8 dias na UTI e mais 13 dias no quarto tendo alta dia 27/04. Teve derrame do pericárdio, inchaço do baço, fígado e rins, líquido na pélvis e rins.
Não fechamento da válvula mitral, hemorragia estomacal e início de trombose (com risco de amputação das pernas), necrose em todos os dedos. Suas plaquetas chegaram a 29 mil.
Quando os médicos se referem a milagre, é porque a pressão dele chegou a 3 por 0, e no quadro em que ele chegou, a doença é de difícil reversão, e mesmo revertendo, ela sempre é acompanhada de amputação das falanges ou dos membros superiores e/ou inferiores, como também seqüelas físicas a neurológicas devido aos processos trombo-embólicos.
Ele saiu sem nenhuma seqüela, mas outras crianças e também adultos não tiveram a mesma sorte. ESTA DOENÇA ESTÁ MATANDO!
Então, peço para você que leu este texto que passe esta informação à frente. Você poderá estar salvando vidas.
É preciso que todos fiquem alerta, e desconfiem dessas 'VIROSES' que sempre os médicos muito convenientemente diagnosticam.

NOSSO COMENTÁRIO
Nenhum tipo de virose pode ser ignorado. O melhor que se tem a fazer é administrar imediatamente a solução de prata coloidal, em quatro a cinco doses de 10 ml cada (solução de imersão dos eletrodos em 250 ml por 10 minutos) e, adicionalmente, pode-se utilizar vaporização por duas a quatro vezes ao dia, com aparelhos comuns adquiridos em farmácia.
Se preferir, faça acompanhamento médico.
Se a mensagem acima é verídica ou não, não sabemos, contudo, não é bom negligenciar, pois existem casos em que médicos falham, seja por diagnóstico errado, seja por desconhecimento mesmo. A solução costuma ter eficácia contra mais de 650 tipos de patologias, envolvendo centenas de tipos de bactérias, fungos, vírus e demais microorganismos.
*****
Ter um Gerador de Prata Coloidal é um investimento inestimável... Em apenas 10 minutos temos nossa própria Prata Coloidal como foi dito acima... Leia aqui sobre os seus benefícios: http://www.cuidebemdevoce.com/auto-cuidado.php





Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...