quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Livro Cara Nova Para o Brasil

Em 21 de agosto, na Bienal do Livro em SP, Thomas Korontai lançou nacionalmente seu livro “Cara nova para o Brasil”, onde sugere um novo modelo de organização do Estado brasileiro. Dentro do projeto do autor, de expansão dos ideais federalistas, o livro pretende ser uma ferramenta de promoção e discussão objetiva, considerando a apresentação de uma proposta de um novo texto constitucional.


O PENSAMENTO DE THOMAS KORONTAI 

Ele conheceu desde os 6, 7 anos de idade, as facetas do mundo, desde os aspectos históricos e geográficos até ideológicos, graças às conversas que tinha com seu pai, o Engenheiro e Arquiteto, Dr. Miklos Korontai, viajado em quase todo o planeta. Além disso, sempre leu muito desde os 7 anos.
Cresceu em meio aos diversos movimentos que pipocavam durante a Ditadura, sem participar, entretanto, de nenhum deles. Interviu sim, em debates sobre comunismo e coletivismo quando "ouvia tantas bobagens ditas por pós-adolescentes influenciados pelas tendenciosas correntes e lideranças de inspiração soviética", esclarecendo verdades sobre tais ideologias, vividas com sacrifício, perda de bens e risco de vida por seu pai, quando ainda estava na Hungria.
Cedo ainda se interessou por arqueologia, história, astronomia, Ufos, geografia e mais tarde, a filosofia, sociologia e a política, em estudos por conta própria.
Atualmente define-se como um liberal, acreditando na liberdade como bem supremo do ser humano. E esta visão permitiu inspirações através de Lincoln,  Hayeck, Adam Smith, dentre outros, sendo voraz consumidor de obras relacionadas aos novos comportamentos e paradigmas humanos, trazidos pela globalização, confirmando a importância do indivíduo em um ambiente com novo significado coletivo, voltado para o que se chama de "ecologia humana" harmonizada com a ecologia do planeta.
O federalismo pleno, com autonomia dos estados e municípios, busca, na realidade, a conquista da autonomia das pessoas, do respeito à individualidade, no pressuposto de que a humanidade - pelo menos no que diz respeito à porção chamada Brasil - já atingiu seu ponto de maturação social, sendo capaz de sobreviver numa convivência em prosperidade.
Seus livros, especialmente o engraçadamente denominado "É Coisa de Maluco...? revelam sobremaneira sua forma de pensar. A linguagem simples e divertida, identificada pelo título jocoso e chamativo no caso do livro citado, demonstra sua intenção clara de propiciar que as coisas tidas como complexas, inclusive economia, política, relações capital X trabalho, dentre outras, sejam facilmente compreendidas por qualquer pessoa, inclusive adolescentes, incentivando-os a pensar à partir dos temas expostos e novidades reveladas. Segundo Thomas Korontai, "tudo pode ser explicado à qualquer pessoa, só a linguagem é que deve ser ajustada de acordo com o público que se pretenda atingir. Portanto, as soluções, para qualquer coisa na vida, não precisam ser complicadas".
Leia mais sobre Thomas Korontai aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...