sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Como fazer uma compra segura na Internet?

Por Leonardo Carvalho, Atualizado: 9/12/2010 10:04

Saiba como não correr riscos ao comprar presentes neste Natal
Siga esses passos e evite dores de cabeça na hora de comprar
Siga esses passos e evite dores de cabeça na hora de comprar

Nunca foi tão fácil gastar o dinheirinho suado que juntamos durante todo o ano. Existe hoje uma infinidade de sites que nos ajudam a escolher, comparar e comprar – às vezes em menos do que meia dúzia de cliques – o produto que queremos, do jeito que quisermos, nas cores e especificações que mais nos agradam. Fantástico!

Mas para uma compra ser realmente satisfatória é importantíssimo que o produto que chega na porta das nossas casas seja exatamente aquele que escolhemos, na cor que queríamos, pelo preço que pagamos. E como garantir isso?

Ninguém aqui quer jogar areia na farofa de ninguém dizendo que as compras de natal podem estar comprometidas ou que comprar online não é seguro – o que não é verdade. Existe, sim, segurança na web. Mas nunca é demais tomar alguns cuidados.

Esse guia mostra exatamente quais os cuidados que você tem que ter na hora de comprar o seu presente nas ondas da internet.



1- Esteja atualizado

virus

A primeira coisa com a qual você tem que ter cuidado é – acredite – o seu computador. Antes de fazer uma compra é bom se perguntar : Há quanto tempo eu não atualizo meu antivírus? Eu tenho um bom programa para evitar vulnerabilidades como roubo de informações? Se você não tem ideia do que estamos falando, é melhor parar por um momento e tomar alguns cuidados antes de entrar em um site de compras.

Em primeiro lugar, você quase certamente tem um antivírus instalado. Se ele veio de fábrica, é – provavelmente – aquele programinha que fica pedindo constantemente por atualizações de segurança. Nunca negue essas atualizações, se você pode pagar por elas – no caso de antivírus pagos como o Norton ou o Symantec. Se não puder, não tem problema; existem algumas boas opções no mercado de antivírus gratuitos. Para não favorecer ninguém, indicamos duas que oferecem uma boa proteção para a navegação diária: o Avast! E o AVG. Ambos são de fácil instalação, são leves e oferecem proteção para a maioria das pragas virtuais. Se você está devidamente protegido, vá para o passo seguinte.



2 – Escolhendo o produto


comparar

Você provavelmente já sabe o presente que quer comprar para presentear alguém, nem que seja você mesmo. O grande problema é: como pagar mais barato por esse produto?

Existem vários buscadores de preços e produtos na web, o que significa que você precisa focar sempre nos mais confiáveis. O MSN tem uma ferramenta de comparação de preços que funciona como uma ferramenta de buscas, separada por categoria, maior e menor preço e outras opções. A vantagem aqui é que usar um buscador, na maioria dos casos, vai direcionar para sites de venda confiáveis.




3 – Segurança do site de compras


segura

Em primeiro lugar, sempre desconfie de preços muito abaixo do praticado no mercado. Essa é uma regra que funciona bem no mundo real – a máxima “o barato sai caro” continua valendo! -, e que tem que ser levada para o mundo virtual. Ao encontrar seu produto a um preço razoável, cuide para que o site visitado pratique algumas normas de segurança.

Verifique se na barra inferior do navegador existe um cadeado ou se na barra de endereços do navegador existe uma alteração na cor. Isso é uma das coisas que indica um site seguro. Outra coisa a ser observada é se o endereço do site muda de HTTP: para HTTPS:. Esse “s” no final indica que você está visitando um site seguro.



4- Pesquisa nunca é demais


como

Se você, de repente, se pegar diante de um site de vendas aparentemente confiável – mas do qual você nunca ouviu falar – não custa nada dar uma pesquisada nos sites de busca para ver se o fornecedor realmente é tudo aquilo que promete. Isso vale tanto para sites encontrados a partir de portais de comparação quanto para os fornecedores em sites de leilões. Outra coisa: veja se o fornecedor tem um telefone – além do email, óbvio – para contato. É sempre bom ter a segurança de uma linha telefônica para se fazer uma boa compra.



5- Evite lugares públicos. Compre direto do seu computador


lan

E por “seu computador” nós queremos dizer “SEU COMPUTADOR”. Evite fazer compras de computadores de lanhouses, do trabalho ou de amigos. Ou você confiaria o seu dinheiro e seus dados pessoais, como a senha da sua conta corrente ou o número do seu cartão de crédito a um estranho?



6- A importância de sair do site


logoff

Quando você paga uma conta em um restaurante ou em uma loja usando cartão de crédito ou débito você normalmente se certifica de que a compra foi finalizada e, normalmente, pede o comprovante, certo? Com as compras online a lógica é a mesma. Ao finalizar a compra, confira os dados de pagamento e entrega e guarde essas informações. Depois, dê o logoff, ou seja, saia do site clicando no botão específico para isso. Seu navegador guarda informações das páginas que você visitou e o logoff garante que as informações de acesso e senha serão apagadas. Não custa nada sair sem deixar rastros, não é?



7- Segui todos os passos e tudo deu errado. E agora?


reclame

Calma. Erros ou atrasos podem acontecer mesmo com as melhores empresas que vendem produtos online. Se mesmo depois de contatar a empresa você não conseguir seu produto – ou o reembolso do valor pago – sempre existe a opção de entrar em contato com o Procon. Você ainda pode fazer contato com a Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – entidade que zela pela segurança das transações eletrônicas - através do site [http://www.internetsegura.org/alerta/faq.asp#6]

fonte: http://tecnologia.br.msn.com/dicas/artigo.aspx?cp-documentid=26677333&page=0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...