segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Paisagismo: Crianças , abóboras, mel e adolescentes

Autor: Nas Quatro Estações - Data: 26/8/2011

Crianças , abóboras, mel e Adolescentes
Campanha Nas Quatro Estações 

O tema é um tanto curioso para um artigo de paisagismo. Crianças? Adolescentes?
Mas o que falarei sobre as crianças e adolescentes em paisagismo ?
Além de destacar o valor que há nas atividades feitas em áreas verdes e que seus equipamentos de lazer estejam implantados nessas áreas, já são questões que acredito, desnecessárias. Tal a importância.
O que abordarei é uma cobrança. Sim, das Prefeituras, do Estado e das escolas privadas.
Manter uma horta numa escola não é nada dispendioso, considerando que : o EMBRAPA fornece sementes para qualquer lugar do Brasil, permanentemente. O composto orgânico pode e deve ser provido na própria escola, vejam os inúmeros “youtube” ensinando fazer composteiras domésticas.
O jardineiro, poderia ser um pai de cada aluno por semana.
Manter um pomar. Nossa isso seria importantíssimo. Toda escola deveria ter por lei um pomar pelo menos. Com frutas diversifivadas e fáceis de apanharem e tomarem sucos. Limonada. Há quanto tempo você não toma uma limonada delíciosa? Há quanto tempo será que essas crianças não tomam uma limonada?


Introduzir frutas, legumes e verduras no cardápio das crianças com produção orgânica e talvez até de seus familiares é uma questão de saúde pública. Tercerizar o que ?

E o mel ? Nossa introduzir mel na merenda escolar, penso que seria um sonho para uma mãe brasileira. Milho verde. Suco de milho verde.
Enfim, o recado é curto, mas persistirei nisso sempre. Nos projetos que faço e nas aulas que ministro. Nos sites que participo, no nosso Blog e nas redes sociais. Há de haver alguém que ao invés de colocar garotas bonitas fazendo campanha publicitária para cervejas, que adote e faça uma campanha para adesão de um programa de paisagismo voltado para a boa alimentação das crianças e dos adolescentes.


Informar o que cada alimento está fazendo de bom, para cada parte do corpo humano é fundamental.Para o seu sangue, para o seu estômago, para os seus rins etc. Há tantos alimentos que aprendemos naturalmente com as nossas avós,como salsa picadinha no arroz todos os dias, garante um perfeito funcionamento dos rins.
Mesmo sabendo que muitas escolas particulares ou públicas fazem suas crianças até os seus 6 anos colherem alimentos da horta… temos que dar continuidade com muito mais permanência e eficácia. Teremos jovens saudáveis e uma geração futura pronta para o dia-dia.
Então, vamos adotar isso? Procure um paisagista para fazer um estudo de locação, espécies e preparo do solo etc.
Ida Terron - nasquatroestacoes@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...