sábado, 27 de abril de 2013

Tecnologia Descomplicada: Como se prevenir do vírus que altera boletos

Danilo Brizola

Você costuma receber boletos por e-mail? Costuma imprimir boletos utilizando serviços da internet? Nos últimos dias um vírus que altera dados de boletos bancários prejudicou muitas pessoas. O vírus é capaz de identificar qualquer página aberta em um navegador de internet que contenha a palavra "boleto" ou que tenha linha digitável e aí ele altera as informações da linha digitável. Além disso, ele torna o código de barras inutilizável, obrigando o operador a utilizar apenas a nova linha digitável e assim, o pagamento do usuário é redirecionado para uma nova conta. Mas hoje, aqui no quadro Tecnologia Descomplicada, vamos ensinar você a ficar longe desse vírus.

Em primeiro lugar, é importantíssimo que você tenha um bom antivírus instalado no seu computador. Esse vírus já está sendo identificado com facilidade pela grande maioria dos antivírus, o que já dificulta a ação do vírus. Se o boleto que você recebeu pela internet do seu banco ou de algum serviço demorar pra carregar no seu navegador, desconfie! Caso você perceba que o código de barras está alterado, com espaços grandes entre as linhas pretas, por exemplo, não faça o pagamento do seu boleto! Outra dica é verificar se o código do banco procede com o código que está no boleto. O código do banco sempre fica antes da linha digitável, com letras maiores.

Se você tiver dúvidas, críticas ou sugestões, pode enviar para o e-mail danilobrizola@cbncuritiba.com.br ou pelo Twitter, no @DaniloBrizola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...