quarta-feira, 14 de julho de 2010

Serviço que recebe denúncias de violência contra crianças já fez 2 milhões de atendimentos

Disque 100 é um serviço gratuito do governo federal que funciona diariamente 
Da Agência Brasil

O Disque 100, telefone gratuito para o recebimento de denúncias de violência contra a criança, registrou mais de 2 milhões de atendimentos desde seu início, em 2003, até abril passado. O serviço é de responsabilidade da Secretaria Especial de Direitos Humanos. Nesta terça-feira (13), o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) completa 20 anos, mas ainda enfrenta desafios.

O Disque 100 é um serviço de teleatendimento em que o usuário faz a denúncia ao funcionário que, além de registrá-la, fornece informações sobre que tipo de providências devem ser tomadas em casos de desaparecimento de crianças e adolescentes.

A secretaria fez um levantamento e constatou que, em 2009, foi registrada uma média de 605 denúncias por dia. Neste ano, de janeiro a abril, a média foi de 454. A região Nordeste lidera o ranking de denúncias de 2003 até hoje. Foram mais de 43 mil registros. A Região Norte registrou pouco mais de 12 mil denúncias no período.

A pesquisa indicou que o sexo feminino ainda é o mais vulnerável à violência. Das 215.689 vítimas com sexo informado no registro das denúncias, 62% eram do meninas. Em casos de exploração sexual, por exemplo, as vítimas do sexo feminino chegam a 82%. Os casos de pornografia infantil, abuso sexual e tráfico de crianças e adolescentes do sexo feminino tiveram índices de 70%, 79% e 81%, respectivamente, de acordo com o levantamento.

A central de atendimento funciona diariamente das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana e feriados. As denúncias podem ser anônimas. Outra forma de apresentar denúncias é o endereço eletrônico disquedenuncia@sedh.gov.br.

Fonte:  
http://noticias.r7.com/brasil/noticias/servico-que-recebe-denuncias-de-violencia-contra-criancas-ja-fez-2-milhoes-de-atendimentos-20100713.html?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...