ATENÇÃO: 5 MOLHOS DE TOMATE QUE OFERECEM PERIGO À SAÚDE
A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor - Pró-Teste,
analisou 30 marcas de molhos de tomate industrializados.
Dessas marcas, apenas 8 são recomendadas ao consumo pela Pró-Teste.
APÓS VOCÊ LER O TEXTO A SEGUIR, REPASSE! Assim você estará colaborando para melhorar a qualidade de vida de nossas famílias.
Leia com atenção e não se confunda: os escritos em verde estão bem, podem ser consumidos, os perigosos estão escrito em vermelho:
Dos enlatados, o Jurema Salsatelli foi apontado como o melhor do teste.
Já o Cepera foi classificado como a escolha certa, o que significa melhor relação custo x benefício.Os outros cinco avaliados positivamente foram: Knorr-Cica Pomarola, Sendas, Great Value, Luppini Pronto e Fugini.
Entre os molhos de caixinha, somente um é recomendado: Knorr-Cica Pomarola, considerado como a escolha certa e o melhor do teste.
Durante o teste, foram encontrados pelos de roedores em duas marcas: Tomatino (em lata) e Arisco Tarantella (em caixa ).
Em dezesseis molhos foram encontrados fragmentos de insetos e larvas e, em alguns casos, o bicho foi encontrado inteiro…São eles: Big, Carrefour, Cirio, Etti Salsareti, Mais por Menos, Olé, Peixe, Tomatelli, Tomatento,Predilecta (todos em lata), Etti Salsaretti, Olé, Palmeiron, Parmalat, Quero e Tomatino (em caixa).
Além disso, foi realizada uma avaliação para determinar possíveis contaminações que o produto pode sofrer. As marcas foram submetidas a temperaturas ideais para o desenvolvimento de microorganismos. Cinco delas produziram gás e estufaram: Comprebem, Extra, Predilecta, Quero Marinara e Tradelli.
Também essas marcas representam risco à saúde:
Comprebem, Extra, Quero Marinara, Predilecta, Tradelli e Tomatino (todos em lata) eArisco Tarantella (em caixinha).
Todas estas marcas foram eliminadas no teste.
A Pró-Teste já entrou com ações nos Fóruns Central e do Jabaquara, em São Paulo,pedindo para tirar de circulação os produtos reprovados. O intuito é que haja a busca e a apreensão desses molhos de tomate nos supermercados daCompanhia Brasileira de Distribuição (Extra e Pão de Açúcar), Carrefour e Wal-Mart (Big), conforme solicitado nas ações.
Confirme esta notícia no site da Pró-Teste:
PROTESTE quer impedir fabrico de molhos A Associação entrou com uma ação pedindo que os molhos não sejam produzidos até que os problemas relativos à higiene estejam sanados.
A PROTESTE ajuizou uma ação civil pública contra Coniexpress Indústria Alimentícia, Unilever e dois outros fabricantes de molhos, na 1ª Vara Cível do Fórum do Jabaquara, em São Paulo, para que as empresas deixem de fabricar, distribuir e comercializar os molhos de tomate que se encontram inadequados para o consumo. O pedido se deve ao resultado do teste que encontrou risco de deterioração, fragmentos de insetos e até presença de pêlos de roedores nos molhos fabricados por estas empresas.
Se o pedido for aceito, até que os problemas relativos à higiene e às boas práticas de produção sejam sanados, estes molhos que podem ser vetores e possíveis causadores de doenças, estarão fora do mercado.
Em três ações anteriores, que estão tramitando, a entidade já havia solicitado à Justiça a retirada das prateleiras dos supermercados desses alimentos nocivos à saúde. O Ministério Público já se manifestou favorável numa dessas ações.
Com base no princípio da precaução é pedida a proibição de fabricação desses molhos enquanto não forem feitos novos testes comprovando que foram sanados os problemas de higiene detectados. Apenas oito molhos tiveram avaliação positiva na avaliação feita pela PROTESTE.
|
|
|
AGORA VAMOS AGIR DEIXANDO DE COMPRAR ESTAS MARCAS E REPASSAR PARA TODO MUNDO ESSA BARBARIDADE... QUE NOJO!!!
Em 2008 a notícia já era informada como antiga pelo próprio Pró-Teste.
ResponderExcluirhttp://www.proteste.org.br/dinheiro/nc/press-release/teste-antigo-noticiado-como-novo
O tal teste foi feito em 2006. Como estamos em 2013... é no mínimo desatualizada e alarmista.
Passada com isso!
ResponderExcluir