terça-feira, 25 de setembro de 2012

O AVESSO DO RÓTULO NESTLÈ


" o que  for feito à Terra, será feito aos filhos da Terra."

 
Na Hungria havia uma fábrica de  chocolates, que vendia para o mercado interno e exportava para os países  vizinhos e todo o Leste Europeu.
A Nestlé comprou a fábrica, botou  todos os funcionários no olho da rua, demoliu as instalações e saiu do  país.
A Nestlé não quer concorrência. Se  houver...

Nestlé mata Água Mineral São Lourenço  (As  águas turvas da Nestlé)

Há alguns anos a Nestlé vem  utilizando os poços de água mineral de São Lourenço para fabricar a água  marca PureLife.
Diversas organizações da cidade vêm combatendo a  prática, por muitas razões.
As águas minerais, de propriedades  medicinais e baixo custo, eram um eficiente e barato tratamento médico  para diversas doenças, que entrou em desuso, a partir dos anos 50, pela  maciça campanha dos laboratórios farmacêuticos para vender suas fórmulas  químicas através dos médicos. Mas o poder dessas águas permanece.  Médicos da região, por exemplo, curam a anemia das crianças de baixa  renda apenas com água ferruginosa.

Para fabricar a  PureLife, a Nestlé, sem estudos sérios de riscos à saúde, desmineraliza  a água e acrescenta sais minerais de sua patente. A desmineralização de  água é proibida pela Constituição.

Cientistas europeus  afirmam que nesse processo a Nestlé desestabiliza a água e acrescenta  sais minerais para fechar a reação. Em outras palavras, a PureLife é uma  água química. A Nestlé está faturando em cima de um bem comum, a água,  além de o estar esgotando, por não obedecer às normas de restrição de  impacto ambiental, expondo a saúde da população a riscos desconhecidos.  O ritmo de bombeamento da Nestlé está acima do  permitido.

Troca de dutos na presença de fiscais é rotina.  O terreno do Parque das Águas de São Lourenço está afundando devido ao  comprometimento dos lençóis subterrâneos. A extração em níveis além do  aceito está comprometendo os poços minerais, cujas águas têm um lento  processo de formação. Dois poços já secaram. Toda a região do sul de  Minas está sendo afetada, inclusive estâncias minerais de outras  localidades.

Durante anos a Nestlé vinha operando, sem licença  estadual. E finalmente obteve essa licença no início de  2004.

Um dos brasileiros atuantes no movimento de defesa  das águas de São Lourenço, Franklin Frederick, após anos de tentativas  frustradas junto ao governo e à imprensa para combater o problema,  conseguiu apoio, na Suíça, para interpelar a empresa criminosa. A Igreja  Reformista, a Igreja Católica, Grupos Socialistas e a ONG verde ATTAC  uniram esforços contra a Nestlé, que já havia tentado a mesma prática na  Suíça.

Em janeiro deste ano, graças ao apoio desses grupos,  Franklin conseguiu interpelar pessoalmente, e em público, o presidente  mundial do Grupo Nestlé. Este, irritado, respondeu que mandaria fechar  imediatamente a fábrica da Nestlé em São Lourenço. No dia seguinte, no  entanto, o governo de Minas (PSDB), baixou portaria regulamentando a  atividade da Nestlé. Ao invés de aplicar multas, deu-lhe uma  autorização, mesmo ferindo a legislação federal. Sem aproveitar o apoio  internacional para o caso, apoiou uma corporação privada de histórico  duvidoso.

Se a grande imprensa brasileira, misteriosa e  sistematicamente vem ignorando o caso, o mesmo não ocorre na Europa,  onde o assunto foi publicado em jornais de vários países, além de duas  matérias de meia hora na televisão. Em uma dessas matérias, o vereador  Cássio Mendes, do PT de São Lourenço, envolvido na batalha contra a  criminosa Nestlé, reclama que sofreu pressões do Governo Federal (PT),  para calar a boca. Teria sido avisado de que o pessoal da Nestlé apóia o  Programa Fome Zero e não está gostando do barulho em São  Lourenço.

Diga-se também que a relação espúria da Nestlé  com o Fome Zero é outro caso sinistro. A empresa, como estratégia de  marketing, incentiva os consumidores a comprar seus produtos, alegando  que reverte lucros para o Fome Zero. E qual é a real participação da  Nestlé no programa? A contratação de agentes e, parece, também  fornecendo o treinamento.

Sim, é a mesma famosa Nestlé, que  tem sido há décadas alvo internacional de denúncias de propaganda  mentirosa, enganando mães pobres e educadores, para  substituir  leite materno por produtos Nestlé, em um dos maiores crimes contra a  humanidade.

A vendedora de leites e papinhas "substitutos"  estaria envolvida com o treinamento dos agentes brasileiros do Fome  Zero, recolhendo informações e gerando lucros e publicidade nas duas  pontas do programa: compradores desejosos de colaborar e famintos  carentes de comida e informação. Mais preocupante: o Governo Federal  anuncia que irá alterar a legislação, permitindo a desmineralização  "parcial" das águas. O que é isso? Como será  regulamentado?

Se a Nestlé vinha bombeando água além do  permitido e a fiscalização nada fez, como irão fiscalizar agora a tal  desmineralização "parcial"? Além do que, "parcial" ou "integral", a  desmineralização é combatida por cientistas e pesquisadores de todo o  mundo. E por que alterar a legislação em um item que apenas interessa à  Nestlé? O que nós, cidadãos, ganhamos com isso?

É simples.  Sabemos que outras empresas, como a Coca-Cola, estão no mesmo caminho da  Nestlé, adquirindo terrenos em importantes áreas de fontes de água. É  para essas empresas que o governo governa? Uma vergonha  !!!
                              
Colabore. Transmita estas informações para outras  pessoas e não consuma o que prejudica a saúde.

Mais informações sobre o caso Nestlé  em http://www.circuitodasaguas.org/ <http://www.circuitodasaguas.org/



4 comentários:

  1. Nossa, não sabia disso. Posso citar seu blog nos meus perfis do face e google+? Você tem mais referências, tipo as matérias citadas (internacionais)? Grato por compartilhar este caso.

    ResponderExcluir
  2. os fatos reais as vezes aparecem, mas mesmo assim poucos se importam, o apocalipse vem chegando com fatos como este.que vai se somando aos tantos outros que ja se comprovou e outros tantos que nada se sabe, e outros além que virão com insensatez dos ditos humanos.

    ResponderExcluir
  3. Tudo o que está oculto um dia há de ser REVELADO. Grata pela informação ,vou repassar, com certeza.Somos ainda poucos, um dia seremos muitos e então ...as regras do jogo mudam.Namastê.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...