domingo, 30 de junho de 2013

Máquina de produzir água por captação da umidade do ar

Patente de invenção de uma "máquina de produzir água por captação da umidade do ar", que compreende um sistema que comprimindo o ar em um compressor e fazendo o ar passar pelo trocador de calor que atinge uma determinada temperatura. 

Conectando o condutor de ar em um sistema fechado que esteja com uma temperatura aproximadamente 4°c e tendendo a 0°c o ar que está aquecido e sobre pressão em contato com o sistema fechado entra num estado de saturação e depois se condensa rapidamente, passando para o estado líquido. 

Se a temperatura do sistema diminui parte do vapor (ar) se condensa sob as paredes metálicas do sistema. A quantidade de vapor necessária para saturar determinando o volume de ar, depende somente da temperatura. Se você observa que depois de uma rápida chuva, num dia quente a fina camada de água que fica sobre a calçada desaparece rapidamente. 

Se o tempo não estivesse quente a calçada demoraria mais para secar, este é um exemplo do processo chamado evaporação onde o líquido (água) se transforma em vapor e se dispersa no ar. Entretanto se a evaporação for num espaço fechado, e a temperatura, constante, a diminuição do volume do líquido cessa num determinado momento. Diz-se, então, que o ar está saturado de vapor, este é o funcionamento que ocorre em um jarro coberto com uma tampa bem ajustada. 

Na terra, o abastecimento depende principalmente, do próprio sistema de purificação da natureza, isto é, da evaporação da água superficial e de sua queda, seja por chuva, neve ou granizo. 

A maior fonte natural é o mar, cuja água está evaporando para formar nuvens que formarão novas chuvas. 

Sabemos que o calor flui do corpo mais quente para o mais frio, para provar, e ilustrar o que é condensação, produzimos um vapor e projetamos numa placa metálica seca e fria e seguremo-la em água, as gotas formando e caindo na borda da placa. Isto é causado pelo vapor quente, fornecendo sua carga (calor latente de vaporização) à placa fria com o calor fluindo do vapor para a placa. 

Baseada em todas essas aplicações acima e que a partir da condensação da umidade do ar podemos produzir água e abastecer comunidades rurais do nordeste do brasil.

Empresa apresenta máquina que produz água potável a partir do ar.


A No Stress, que atua com esporte de aventura e lazer ecológico e entrou recentemente no mercado de confecções, lança agora uma alternativa para o problema de água potável por meio de sua ONG.
Equipamento transforma umidade do ar em água potável

A No Stress, empresa que surgiu fornecendo serviços de esporte de aventura e lazer ecológico, hoje também se aventura pelo ramo das confecções com sua própria marca. Em sua participação na FENIM Verão (Feira Nacional de Indústria da Moda), em Gramado (RS), lançou nesta semana o projeto “H2O – Água é Vida”, parte do Instituto No Stress de Meio Ambiente.

A iniciativa traz uma alternativa para o problema de água potável no planeta, apresentando a máquina H2Air, capaz de produzir água a partir da captação da umidade do ar por uma série de processos de filtragem. O equipamento estará disponível em diversos modelos capazes de produzir de 30 a 5 mil litros diários de água.

As máquinas, que têm tecnologia americana mas já são produzidas em diversos países, serão trazidas pela No Stress para o Brasil e disponibilizadas primeiramente para projetos governamentais. “O plano é que possam ser vendidas nas maiores lojas de varejo ano que vem”, afirma Eduardo Guedes, diretor da No Stress. “Nosso instituto sempre procurou algum produto 100% ecológico que pudéssemos disponibilizar e agora encontramos."

INSTITUT NO STRESS - http://www.nostress.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...